TERMINAL DE CRUZEIROS DE LISBOA
O Terminal de Cruzeiros de Lisboa é uma referência no mercado de cruzeiros internacional e coloca Lisboa entre os portos mais bem servidos no que a esta atividade diz respeito.
O Terminal de Cruzeiros de Lisboa, que integra a nova Gare Marítima e o Terminal de Cruzeiros de Santa Apolónia, oferece as melhores condições para acolher navios e passageiros de cruzeiro com exigências cada vez maiores, prestando, assim, um serviço de excelência a quem pretende visitar Lisboa a bordo de um navio de cruzeiros.
Um projeto da autoria do arquiteto Carrilho da Graça, o edifício da nova Gare Marítima foi inaugurada no dia 10 de novembro de 2017, tendo vencido o Prémio Valmor e Municipal de Arquitetura para o mesmo ano, um dos mais importantes prémios de arquitetura em Portugal.
A flexibilidade e a acessibilidade, a segurança, a qualidade ambiental e o conforto são os principais critérios da nova Gare, que tem uma área de 13.800 m2, e, em conjunto com o edifício do terminal de Santa Apolónia, é servida por um cais com 1.490 metros de comprimento com capacidade para receber navios de vários tipos e dimensões com um calado até 12 metros.
13.800 m2 de instalações em 3 andares
Terraço panorâmico
360 Lugares de estacionamento público
80 lugares de estacionamento de autocarros / táxis e carros turísticos
65.000 m2.de área desenvolvida (jardins, estacionamentos e estradas de acesso).
Sistema de passarela com 600 metros, totalmente automatizado, com uma ligação ao terminal
1.490 m de cais para navios de comprimento multidimensional
Instalações de embarque e desembarque. (3.500 m2 para desembarque e recolha de bagagem e 2.100 m2 para embarque e check-in)
Fotos de Abril de 2017 durante a construção:
Terminal de Cruzeiros de Lisboa