Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

NAVEGAR É PRECISO

TRABANT - BERLIN

Trabant. Uma das imagens de marca da RDA e consequentemente, de Berlin.

DSC_0037.JPG

O Trabant foi um automóvel produzido pela VEB Sachsenring Automobilwerke Sachsenring, montadora resultado da fusão das antigas Audi e Horch, em Zwickau, na antiga Alemanha Oriental, a República Democrática da Alemanha (RDA), entre 1957 e 1991.

 

O Trabant (companheiro de viagem em alemão) ou Trabi, como era carinhosamente chamado pelos alemães, tinha uma carroçaria de plástico, reforçado com fibras de madeira e restos de tecido e algodão,que era similar a fibra de vidro, mas de fabricação mais barata e viável para larga escala, mas não era reciclável, o que resultou num problema nos anos 90: a falta de opções para eliminação das carroçarias.

 

Um detalhe importante era que não se deveria forçar a sua carroçaria, pois como era de fibra, se acaso se colocasse uma carga além de sua capacidade, ele literalmente partia em dois, revelando a obsolescência do carro e como se evitava gastar, evidentemente, numa sociedade socialista, com bens de consumo.

 

O desempenho não era o forte do Trabant, que atingia uma velocidade máxima de 100km/h e acelerava de 0 a 80 em 20s, apesar de pesar apenas 615 kg.

 

Estima-se que existam hoje cerca de 200 mil Trabants em circulação, cobiçados por colecionadores de todo o mundo. O Trabi permanece como o maior símbolo da extinta RDA e de tudo o que ela representou. O fim do singelo automóvel coincide com o fim da guerra fria e da divisão bipolar do mundo. Hoje, ele é um marco desse tempo que passou, um tempo que ficou para trás quando sopraram os ventos da mudança. Ainda hoje é possível encontrar Trabants rodando pela Europa.

 

(fonte: wikipédia)

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Tags

mais tags

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D